Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

IBAMA IMPLANTA SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO DE AERONAVES

Ibama implanta sistema informatizado de gestão de aeronaves

Agora, o Ibama pode acompanhar de sua sede, em Brasília, em tempo real, o percurso feito pelos helicópteros contratados pelo instituto durante as diversas operações  empreendidas, especialmente, as de fiscalização na Amazônia ou em qualquer região do país. A inovação tecnológica é possível graças ao Sistema Informatizado de Gestão de Apoio Aéreo, apresentado na sexta-feira 22/10 à direção do órgão.
O sistema dispõe de módulos embarcados, que contribuem para registrar, de modo padronizado, o resultado das ações realizadas com as aeronaves, além de fornecer informações georreferenciadas durante o voo, melhorando o aproveitamento dos deslocamentos. Já os módulos de rastreamento e comunicação via satélite permitem acompanhamento online das atividades em qualquer ponto do território nacional, o que possibilita a prestação de auxílio imediato em casos de emergência.
Na apresentação, o coordenador de Monitoramento Ambiental, Everton Pimentel, fez um resumo do ciclo de uso dos equipamentos pelas diversas unidades do Ibama, que segue o seguinte curso: demanda, planejamento e solicitação, análise e programação, detalhamento e autorização, e, por fim, a execução do voo.
“Com a utilização do sistema, ocorre efetivamente o controle do uso das aeronaves, com aumento de segurança das operações, responsabilidade das unidades descentralizadas e análises qualitativas e quantitativas aprimoradas, obtendo-se mais eficiência no emprego das máquinas e facilidade de sua integração com outros meios, como veículos e embarcações”, esclareceu.
O encontro contou com a participação do presidente do Ibama, Abelardo Bayma, dos diretores de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, Américo Ribeiro Tunes, de Proteção Ambiental, Luciano de Meneses Evaristo, de Planejamento, Administração e Logística, Edmundo Soares do Nascimento Filho, do diretor-substituto da Diplan, Braulio Cezar Heinze, do auditor-chefe, Jorge Ribeiro Soares, do subprocurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada (PFE), Curt Trennepohl, e de representantes da Helisul Táxi Aéreo, responsável pelo fornecimento das aeronaves e do sistema.
Ao final da apresentação, o diretor da Dipro, Luciano Evaristo, disse estar satisfeito com a implantação do sistema, que melhora a qualidade da fiscalização do Ibama, e o presidente Abelardo Bayma parabenizou os responsáveis pelo produto apresentado, sugerindo que seja feito estudo voltado para a possível utilização de, pelo menos, dois aviões não tripulados no próximo ano pelo instituto.

fonte: www.ibama.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário