Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de março de 2011

INEA FAZ PARCERIA PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL DO POLO CIMENTEIRO DE CANTAGALO.

A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, assinou nesta última quarta-feira (02/03) termo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). O objetivo é o monitoramento ambiental do polo cimenteiro de Cantagalo, composto por três grandes indústrias (Holcim, Lafarge e Votorantim) e responsável por cerca de 7% da produção nacional.

Durante a reunião com a diretoria da associação e representantes das empresas, Marilene Ramos afirmou que o monitoramento e sua divulgação vão tranquilizar a população do município quanto a possíveis danos ambientais e à saúde gerados pela fabricação do cimento.

- O Inea recebe denúncias e questionamentos da população e, com o monitoramento e sua ampla divulgação, inclusive através da Internet, será possível demonstrar como está o atendimento à legislação ambiental por parte das empresas – afirmou.

O presidente da ABCP, Renato Giusti, declarou que o investimento em parcerias, qualidade e qualificação está dentro dos objetivos da associação, que atua em toda a cadeia da construção civil. “A parceria com o Inea é uma ação proativa e transparente para fortalecer nossos laços com a comunidade”, acrescentou.

O termo de cooperação prevê a instalação de rede de monitoramento da qualidade do ar e atualização do estudo de dispersão atmosférica, o que vai permitir a avaliação da qualidade do ar no entorno do polo cimenteiro. Também prevê a capacitação técnica em toxicologia para agentes de saúde, elaboração de fichas de segurança dos produtos químicos utilizados na indústria e o desenvolvimento de estudos de viabilidade de biomonitoramento, entre outras medidas. O Inea receberá relatórios periódicos e fará o acompanhamento técnico das atividades.

A assinatura do termo contou com as presenças do deputado estadual André Corrêa; do subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira; da diretora de Licenciamento Ambiental do Inea, Ana Cristina Henney; do gerente de relações institucionais da ABCP, Mário William; do gerente de coprocessamento corporativo da Holcim, Fabrício Montoro; e do médico do trabalho corporativo da Lafarge, Silvio Freind.


Fonte: www.inea.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário