Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

BAN: ATRASO EM CHEGAR A ACORDO SOBRE CLIMA CUSTARÁ CARO.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que quanto maior o atraso para se chegar a um acordo sobre o clima, mais alto o preço a ser pago pela humanidade.

A afirmação foi feita aos participantes da Conferência sobre Mudança Climática, em Cancún, no México, nesta terça-feira.

Vontade Determinada

Numa entrevista à Rádio ONU, de Cancún, Ban disse que não há mais tempo a perder.

Para o Secretário-Geral, o mundo já esperou demais. Ele disse que a situação atual não pode ser uma opção e pediu uma vontade determinada para se alcançar um avanço no tema.

Economia Global

Ban lembrou que a demora ameaçará a saúde do planeta, a economia global e o bem-estar da humanidade.

Segundo analistas, o impasse sobre um acordo se deve a diferenças entre países emergentes, desenvolvidos e em desenvolvimento.

Muitos emergentes não querem se comprometer com as taxas de redução de emissão de gases que causam o efeito estufa enquanto os países industrializados não fizerem mais.

Negociações

Em seu discurso em Cancún, Ban disse que está profundamente preocupado com o fato de os esforços, até agora, terem sido insuficientes apesar de anos e anos de negociações.

De acordo com o Grupo de Alto Nível da ONU sobre Financiamento Climático, os países desenvolvidos têm como levantar US$ 100 bilhões, equivalentes a R$ 170 bilhões, por ano até 2020 para apoiar ações nos países em desenvolvimento.

Pelas regras do atual Protocolo de Kyoto, as nações industrializadas se comprometem a reduzir as emissões. A segunda fase de cumprimentos do Protocolo expira em 2012 e um substituto está em negociação.

fonte: www.pnuma.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário