Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CONTROLE SOBRE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS SERÁ REFORÇADO.

A adoção de medidas preventivas no controle do transporte de produtos perigosos está sendo discutida no 1º Seminário sobre Transportes de Produtos Perigosos, que começou nesta quarta-feira (1º/12), na Confederação Nacional do Comércio, no Centro do Rio, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente, órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente. A ideia é promover a troca de experiências sobre o assunto.

- Esse é um assunto de suma importância que envolve muitas áreas afins e ações articuladas. O Inea, pela importância do tema, criou uma gerência específica de risco ambiental e estamos, cada vez mais, aperfeiçoando esse sistema, inclusive com a possibilidade de monitorar por meio de GPS o caminho feito por transportadora de material que possa causar danos ambientais, tendo um controle mais efetivo em termos de fiscalização - afirmou o presidente do Inea, Luiz Firmino.

A Diretora de Licenciamento Ambiental, Ana Cristina Henney, apresentou as principais mudanças do novo Sistema de Licenciamento Ambiental, mostrando mais agilidade e eficácia na regulamentação das atividades poluidoras e o chefe da Comissão Estadual de Controle Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente, Antonio Carlos Gusmão, falou sobre responsabilidade ambiental, chamando a atenção do público sobre as ferramentas de controle ambiental, que foram surgindo e se aperfeiçoando na medida em que iam acontecendo eventos que causavam danos ao meio ambiente.

A Gerência de Risco Ambiental do Inea afirmou que nas operações de fiscalização em rodovias estaduais, realizadas em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e as concessionárias envolvidas, cerca de 80% dos veículos que transportam esse tipo de carga apresentam alguma irregularidade.

Até sexta-feira (1/12), profissionais da área poderão esclarecer suas dúvidas sobre as ações de prevenção, preparação e resposta a acidentes ambientais, contribuindo para a integração entre instituições públicas e privadas. Palestras sobre responsabilidades ambientais, a regulamentação do veículo de produtos perigosos, os desafios para a fiscalização federal e o transporte de petróleo e derivados por dutos também fazem parte da programação.


fonte: www.inea.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário