Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

COP-16 APRESENTA EM CANCÚN ESBOÇOS DE DECISÕES SOBRE O CLIMA.

A Conferência sobre Mudança Climática, COP-16, que ocorre em Cancún, no México, informou que dois esboços de decisão devem ser apresentados no final do encontro, nesta sexta-feira.

O acordo foi fechado por dois órgãos que pertencem à Convenção sobre Mudança Climática, Unfccc.

Transferência
Pelos documentos, os delegados promotem reforçar o apoio aos países em desenvolvimento em ações de proteção ao meio ambiente, incluindo transferência de tecnologia.

A presidente da conferência e secretária do Exterior do México, Patricia Espinosa, disse que os avanços são importantes para reforçar o combate ao aquecimento global.

Segundo ela, o acordo também demonstra a boa fé dos países. Segundo agências de notícias, durante o fim de semana, a ministra pediu o apoio do Brasil e da Grã-Bretanha para se chegar a um acordo final.

Processo de Decisão

As delegações também concordaram em aumentar o mandato do grupo de peritos dos países menos desenvolvidos, PMD, para cinco anos. O grupo dá diretrizes técnicas e faz recomendações sobre implementação de programas de ação nacionais. Uma das propostas atuais é a de mais investimento em economia verde.

O especialista da Conferência sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, Lucas Assumpção, falou à Rádio ONU sobre a fase de implementação pelos países.

"Alguns países inclusive veem na 'Economia Verde', nesse novo conceito, novas oportunidades. Enfim tudo o que está relacionado com novos produtos, fabricados de uma maneira mais leve, tecnologias que implicam em menor intensidade de material na produção", disse.

Uma outra medida anunciada em Cancún será a promoção de mais engajamento da sociedade civil no processo de decisão dos países e das Nações Unidas.

A chefe do Unfccc, Christiana Figueres disse que ações mais rápidas e mais eficientes para combater o aquecimento global dependerão de uma maior participação de todos os setores da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário