Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MUNICÍPIOS DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO GUANDU SERÃO BENEFICIADOS COM PROJETOS.

Quando – 14/12/2010, às 11h
Onde – Auditório do prédio anexo do Palácio Guanabara, andar térreo
Oito municípios da Região Hidrográfica Guandu serão beneficiados com projetos do sistema de esgotamento sanitário da área urbana, com recursos de R$ 14,2 milhões, provenientes da cobrança pelo uso da água. A elaboração dos projetos será viabilizada por um termo de cooperaçãotécnica entre a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e a Cedae, que será assinado nesta terça-feira (14/12), às 11h, no auditório do prédio anexo do Palácio Guanabara, andar térreo.
A solenidade contará com a presença da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, do presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, e do presidente da Cedae, Wagner Victer, além de representantes do Comitê Guandu e prefeitos dos municípios beneficiados.

A previsão é que os projetos contemplem 100% da área urbana dos municípios de Queimados, Paracambi, Seropédica e Itaguaí, e parcialmente os municípios de Nova Iguaçu, Miguel Pereira, Piraí e Barra do Piraí. Trata-se do primeiro passo para tratar o esgoto que aflui para a captação Cedae (manancial Guandu). São projetos que possuem o duplo impacto de levar salubridade ambiental e saúde para os municípios e melhorar em muito a qualidade de água de abastecimento da grande região metropolitana.
A Cedae ficará responsável por licitar e contratar os projetos, que Futuramente, vão embasar as obras de saneamento básico na região. A aplicação dos recursos foi aprovada pelo Comitê Guandu, a quem cabe decidir sobre a destinação dos recursos provenientes da cobrança pelo uso da água, por meio da Resolução nº 48, de 23 de setembro. A decisão do comitê foi referendada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI) - Resolução nº 53, de 29 de setembro. A partir destas decisões, o Inea, como gestor dos recursos provenientes da cobrança pela utilização dos recursos hídricos, firmará o termo de cooperação técnica com a Cedae.

fonte:
www.inea.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário