Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

INSTALADAS BARREIRAS PARA PROTEGER CAPTAÇÕES DE ÁGUA NO RIO PARAÍBA DO SUL.

INSTALADAS BARREIRAS PARA PROTEGER CAPTAÇÕES DE ÁGUA NO RIO PARAÍBA DO SUL.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), determinou a instalação de barreiras de contenção para a proteção das captações de água no Rio Paraíba do Sul que ficam logo abaixo do local onde houve o vazamento de óleo residual na manhã desta última sexta-feira. Haverá interrupções na captação de água à noite, por medida de segurança, mas sem prejudicar o abastecimento da população.

O presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, informou que a quantidade de óleo que chegou ao Rio Paraíba do Sul é de cerca de 10 mil litros. Cerca de 12 mil litros foram retirados do córrego Cotiara e da rodovia. Ao longo de todo o dia e durante o feriadão, empresas especializadas vão instalar barreiras e iniciar o trabalho de retirada do óleo que permanecer preso à vegetação das margens.

- Estamos tomando todas as providências para assegurar que a qualidade da água da população não seja prejudicada e para minimizar os riscos ambientais do vazamento do óleo – afirmou Luiz Firmino.

A captação de água para Volta Redonda será interrompida até às 22h desta sexta-feira (29/10). Mais abaixo, as captações de água de Pinheiral e de Vargem Alegre serão paralisadas durante a noite e retomadas no sábado pela manhã. A captação de Santa Cecília, responsável pelo fornecimento de água para o Sistema Guandu, foi protegida por barreiras e não deverá ser interrompida.

Luiz Firmino explicou que as características do óleo, composto por 20% de óleo mineral e 80% por óleo vegetal e que não é solúvel em água e nem volátil, fazem com que o principal impacto ambiental do acidente ocorra na vegetação das margens e na fauna que depende desta vegetação. Será necessário promover a limpeza manual das margens.

O óleo, que vazou após um acidente com um caminhão no quilômetro 272 da rodovia, em Barra Mansa, às 4h da manhã desta sexta-feira, era proveniente da Estação de Tratamento de Efluentes Oleosos (ETEO) da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que foi acionada para prestar apoio à operação. O veículo pertence à empresa Transfutura, que foi autuada pelo Inea e poderá ser multada, dependendo das conseqüências do acidente e do apoio que prestar à operação montada pelo instituto para a recuperação dos danos ambientais.


fonte: www.inea.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário