Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PROJETO IGUAÇU É TEMA DE PALESTRA EM SEMINÁRIO SOBRE PAC.

O Projeto Iguaçu, conjunto de intervenções contra enchentes em rios da Baixada Fluminense desenvolvido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), será tema de palestra no Seminário ImPACto Rio 2, que acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções RB1, no Rio. A palestra será feita pelo presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, no dia 8, às 14h, com a presença de representante do consórcio Rios da Baixada.

As intervenções do Projeto Iguaçu - incluído no PAC - têm como objetivo o controle de inundações e à recuperação ambiental das bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, na Baixada Fluminense. As ações do Projeto Iguaçu têm resultado em grandes melhorias nas condições de habitação e da infra-estrutura urbana nas áreas atingidas por enchentes na região e na parte Oeste da Baía de Guanabara, beneficiando cerca de 2,5 milhões de habitantes.

O projeto abrange os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu e parte da Zona Oeste do Rio de Janeiro e envolve intervenções para melhoria da macro e mesodrenagem das bacias dos três rios, com a recuperação das áreas marginais e instalação de parques de orla, plantio de vegetação ciliar, reflorestamento de áreas de nascentes, preservação de áreas para amortecimento de cheias (áreas-pulmão), renaturalização de cursos d’água, desobstrução e substituição de pontes e travessias, realocação de moradias, além de outras medidas complementares relacionadas ao disciplinamento do uso do solo, coleta de lixo etc.

O Seminário ImPACto Rio 2 terá a presença de autoridades dos governos federal e estadual, técnicos, engenheiros dos consórcios encarregados das obras, empresas de engenharia e fornecedores de materiais. O objetivo é fazer um balanço dos avanços socioeconômicos e tecnológicos da primeira fase do programa e discutir as oportunidades de negócios que os investimentos de R$ 3,6 bilhões do PAC 2 vão gerar para a indústria da construção civil, empresas de projetos e fabricantes de materiais e equipamentos.

O seminário está com inscrições abertas, com vagas limitadas a R$ 100 participantes. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (21) 2262-9401/2215-2245 ou pelo e-mail cristiana.iop@planejabrasil.com.br.


fonte: www.inea.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário